sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que é RPG e MMO ?

Bem , como não poderia deixar de ser , meu segundo pot vai ser dedicado a explicar o que é RPG e o que é um MMO .

Exemplo clássico de um RPG medieval.

RPG , é a sigla para Role Playing Game , um jogo de interpretação de papeis ou seja , uma especie de novela onde você interpreta um personagem totalmente diferente (ou não) de você. A diferença , é que diferente de uma novela , você não segue nenhum roteiro definido , você pode agir como você preferir e ir para onde quiser . Antes de entender melhor o que é , você precisa entender uma coisa :

Existem dois tipos de RPGs : os RPGs Eletronicos e os RPG's de Mesa.  

Os RPGs eletronicos , que são os mais conhecidos , são aqueles onde você joga um jogo de video-game (ou PC) e vai ganhando leveis , matando monstros , aprendendo magias e coisas do tipo. Nele , o roteiro é quase um enredo , já que cedo ou tarde você vai ter que fazer tal coisa , sendo obrigado a fazer aquilo para prosseguir no jogo , ou seja , é um RPG mais fechado , mais limitado. Tenho certeza que todos conhecem pelo menos um RPG desse estilo , podemos citar alguns famosos como a serie Final Fantasy , Phantasy Star e Pokemon Core .

Um dos jogos da serie Final Fantasy que hoje já conta com mais de 14 jogos.


Já os RPGs de mesa são diferentes , eles são muito masi abertos e para sua imaginação , você pode fazer oq ue bem entender , enquanto o Mestre narra , você tem a opção de dizer "Sim" ou "Não" e decidir como você vai seguir seu caminho e o que fazer a seguir . O Mestre , é um jogador especial que "conta" a historia enquanto os jogadores interagem da forma que quiser nessa historia . Não entendeu nada ? Não tem problema , meu proximo post vai ser dedicado especialmente ao RPG de Mesa e nele vocês entenderão melhor o que é .

Exemplo de uma mesa de RPG.

MMO é a sigla para Massive Multiplayer Online ou seja , um jogo online que aguenta um numero muito grande player . Todos os MMOs , possuem milhares de jogadores online simultaneamente jogando o mesmo jogo . 

Geralmente , os MMOs  são RPG , ou seja , um jogo online com milhares de pessoas e monstro no qual você vai ganhando leveis , ficando mais forte , conseguindo equipamentos e etc . 
Porem não existem apenas MMORPGs , existem MMOs de esportes , de tiro , de corrida , de aventura , de plataforma , de super herois ,  e diversos outros.

Imagem de um personagem do MMORPG WoW (World of Warcraft) um dos mais fomosos MMOs da atualidade.

Como os servidores desses jogos tem que aguentar milhares de players simultaneos , nem sempre os jogos tem graficos perfeitos , para não afzer o jogo ir devagar ou ficar travando , mas isso não quer dizer que os graficos de MMOs sejam feios , este video mostra um MMORPG chamado Aion , o MMO mais belo que já vi até hoje.


                                       

Existem cetenas de MMOs diferentes , alguns precisam pagar para jogar , outros são totalmente grátis , mas todos são muito divertidos já que você pode competir e fazer amizades com outras pessoas para poder jogar juntos . Alem é claro de conhecer pessoas do Brasil inteiro , e até do mundo inteiro caso seja um MMO internacional .

Como eu gosto muito desse tipo de jogo , comecei a explorar esse universo dos MMOs indo dos mais simples e conhecidos até os mais exoticos (MMOs de pesca , e de ratos o.õ") para poderver quais são os mais legais e que merecem mais minha atenção . 

E vou dividir estas minhas experiencias com vocês ^-^

Abraços , Chamaleon.

PS : Esse post é apenas uma introdução ao RPG e ao MMO para quem nunca ouviu falar sobre , existem outros tipos de RPGs que não expliquei aqui , como os TCGs , Live Actions , Livros Jogos , PBEM , Play-by-Forum , Play-by-MSN e alguns outros.








Um comentário:

  1. se acha Aion o mais belo tu nunca deve ter visto o Guild Wars 2 que bate Wow bate aion (faciolemnte) acredita tenho 4 chars 85 no wow e 1 a 50 no aion por isso eu sei do que eu falo

    ResponderExcluir